O Brasil teve muito trabalho, mas, assim como foi contra a Venezuela no dia de ontem, fez um excelente último quarto e venceu o Canadá, por 69 a 57. Marcelinho Huertas e Tiago Splitter, principais estrelas brasileiras, deram show, ajudando a seleção a conseguir sua segunda vitória em duas partidas. Amanhã, a equipe de Rubén Magnano folga e, na sexta, enfrenta a República Dominicana.
Neste momento, Brasil e República Dominicana lideram o grupo A, com duas vitórias cada. Os dominicanos enfrentam, amanhã, o Canadá, podendo se isolar na liderança. No dia de hoje, a República Dominicana, de Al Horford, Charlie Villanueva e Francisco Garcia, teve trabalho para vencer a Venezuela, por 92 a 88.
O Brasil cometeu, contra o Canadá, basicamente os mesmos erros que cometeu contra a Venezuela, na primeira rodada. Durante os três primeiros quartos, quando Magnano utilizou vários dos jogadores de banco, a partida foi equilibrada, com o Canadá chegando a liderar em alguns momentos.
Após abrir dez pontos no primeiro quarto, a equipe da América do Norte conseguiu virar e virar para o segundo quarto vencendo. No segundo, a defesa se acertou e os brasileiros voltaram a liderar.
O segundo tempo se escreveu da mesma forma. No terceiro quarto, com uma seleção brasileira mesclada, o Canadá voltou a encostar no placar, chegando a liderar. No quarto, com o quinteto titular em quadra, o Brasil não teve problemas para ampliar, novamente, sua vantagem. Huertas registrou dez pontos neste quarto, além de distribuir boas assistências, principalmente para Splitter.
Huertas foi o cestinha da partida, com 17 pontos, além de ter distribuído seis assitências e ter pegado cinco rebotes. Splitter não pontuou bem, com péssimos aproveitamentos dos arremessos de quadra e dos lances livres. Ele somou apenas cinco pontos, mas pegou dez rebotes. Complementando a pontuação brasileira, se destacaram Alex Garcia, Guilherme Giovannoni e Mercelinho Machado, com 13, 12 e 12 pontos cada, respectivamente. Pelo Canadá, nenhuma tleta pontuou em duplos dígitos.
A partida de sexta-feira será a primeira grande decisão que a equipe de Magnano enfrentará, nesta busca pela vaga em Londres. Uma vitória pode, praticamente, garantir a classificação às quartas-de-final e evitar um confronto com a Argentina.
Demais resultados do dia
Venezuela 89 x 92 República Dominicana
Porto Rico 101 x 55 Paraguai
Argentina 86 x 51 Uruguai
Panamá e Cuba folgaram.