Labels

All Star Game (2) Araraquara (4) Assis (3) Basquete (142) Basquete Agora (2) Bauru (5) Blazers (4) Bobcats (2) BrasIlia (3) Brasília (9) Bucks (3) Bulls (25) Cavaliers (11) Celtics (19) Clippers (11) demétrius ferraciú (1) Entrevista (2) Eurobasket (13) Euroliga (34) FIBA (102) Flamengo (25) Franca (9) Grizzlies (5) Hawks (12) Heat (31) Hornets (11) Jazz (4) Joinville (5) Kings (8) Knicks (16) Lakers (50) LBF (2) Liga ACB (11) Liga Sorocabana (4) Limeira (6) locaute (51) Londres 2012 (4) Magic (22) Mavericks (36) Minas (4) mogi das cruzes (1) NBA (287) NBB (40) Nets (9) Nuggets (19) Opinião (1) Pacers (9) Paulistano (5) Pinheiros (12) Pistons (13) Playoffs (2) Pré-Olímpico (42) Raptors (12) Resultados (22) Rio Claro (1) Rockets (14) São José (3) Seleção Brasileira (55) Sixers (6) Spurs (20) Suns (9) Temporada (42) Thunder (16) Tijuca (1) Timberwolves (12) Transações (6) Uberlândia (7) Vila Velha (6) Vitória (4) Warriors (5) Wizards (5)

Prévia do Eurobasket da Lituânia – Locaute da NBA fez bem ao torneio


Tem início nesta quarta-feira, 31, o Eurobasket, torneio que enviará três seleções do continente europeu, diretamente, aos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Disputado na Lituânia, uma das principais escolas do mundo, a competição promete ser acirrada, como sempre.

Fato que contribuiu muito para a alta qualidade do torneio foi o locaute da NBA, que fez com que muitas estrelas pudessem se dedicar às suas seleções. Nomes como Parker, Nowitzki, Noah, Kirilenko, Turkoglu e outros estarão presentes no leste europeu, buscando uma das três vagas diretas.

Na fase de grupos, serão 24 seleções, divididas em quatro grupos de seis times. Dos 24 times, dez são provenientes do Campeonato Mundial da Turquia, no ano passado. Outras 12, que não estiveram na Turquia, disputaram uma eliminatória com 15 equipes, em agosto do ano passado. As três seleções que não se classificaram nesta eliminatória disputaram, neste mês, as duas últimas vagas, com a Hungria ficando de fora, enquanto Portugal e Finlândia se classificaram.

Nesta fase do torneio, serão três equipes classificadas em cada um dos grupos. Na segunda fase, as doze equipes classificadas serão, novamente, divididas em grupos. Serão dois, com seis seleções cada, onde quatro se classificam à fase final.

Nesta fase, os oito times se enfrentam baseados em suas colocações na fase anterior, em doze partidas, até que os três classificados para Londres sejam definidos no dia 18 de setembro. Vale lembrar que a seleção da Grã-Bretanha é uma das 24 seleções na disputa, porém, se conseguir ficar entre as quatro finalistas, dará a vaga ao quinto colocado, uma vez que tem vaga garantida como anfitriã das Olimpíadas.

Além das três vagas diretas, as seleções que ficarem entre o quarto e o sétimo lugar no Eurobasket garantem vagas na disputa do Pré-Olímpico Mundial, a grande repescagem para as Olimpíadas.

Marc Gasol tentará ajudar o irmão, Pau, a recuperar a hegemonia do basquete mundial
Grupo A

Três das principais favoritas à conquista em solo lituano estão no grupo A. São elas a Espanha, campeã da última edição do Eurobasket, na Polônia, em 2009, a Turquia e a Lituânia. Em um nível abaixo, completam o grupo Portugal, Polônia e Grã-Bretanha.

Os espanhóis ainda são, sem sombra de dúvida, a principal força do Velho Continente. O time vem com força total, contando com os irmãos Pau e Marc Gasol no garrafão, Ricky Rubio e Juan Carlos Navarro na armação, Rudy Fernandez e Sergio Llull nas alas. Sem contestação, a grande favorita.

Mas Lituânia e Turquia, apesar de serem equipes com menos força, não ficam muito atrás. Os donos da casa fizeram um excelente Campeonato Mundial, mostrando uma forte renovação. Para conseguir a vaga diante de sua apaixonada torcida, a principal esperança é Jonas Valanciunas, garoto que foi o MVP do último Campeonato Mundial Sub-19 e que foi recentemente escolhido no Draft da NBA, pelo Toronto Raptors. Por outro lado, o experiente Sarunas Jasikevicius retorna para comandar a equipe. Imagina-se que apenas um cruzamento muito infeliz na fase final possa tirar a vaga dos lituanos em Londres.

A Turquia segue forte, assim como no Mundial do ano passado, mantendo suas principais peças, como Hidayet Türkoglu, Ersan Ilyasova e Semih Erden. Porém, o time não contará com sua espetacular torcida, como foi no Mundial, e, por isso, chega como a terceira força do grupo.

Milos Teodosic, principal armador europeu e estrela da seleção sérvia
Grupo B

O grupo B também conta com uma grande favorita, em disparidade com as demais: a Sérvia. O fortíssimo time passou muito perto de chegar à final do Mundial do ano passado, tendo batido ninguém mais, ninguém menos, que a Espanha nas quartas-de-final e sofrendo uma derrota no último segundo, na semi-final, diante da anfitriã Turquia. A cesta da vitória, de Tunçeri, foi amplamente contestada, com replays mostrando que ele haveria pisado na linha antes de ir para a bandeja. Liderados pelo melhor armador da Europa, Milos Teodosic, o time sérvio é, sem dúvidas a principal força do grupo.

Pelas duas outras vagas brigam a França, de Tony Parker, Nicolas Batum, Joakim Noah, Rodrigue Beaubois, Ronny Turiaf e Mickael Pietrus; a Itália, de Andrea Bargnani, Marco Belinelli e Danilo Gallinari; e a Alemanha, de Dirk Nowitzki e Chris Kaman. Entre estas equipes, pesa a falta de entrosamento do conjunto - coisa que a Sérvia tem e muito -, mas o equilíbrio entre as mesmas é gigantesco. Completam o grupo, mais atrás, Letônia e Israel.

Kostas Koufos, com experiência na NBA, promete ajudar a Grécia
Grupo C

A Grécia não poderia ficar mais contente com um grupo, do que o grupo C, em que foi colocada. Uma escola de muita tradição no continente, o time grego tem tudo para conquistar a liderança do fraco grupo, que conta, ainda, com Montenegro, Macedônia, Bósnia e Herzegovina, Finlândia e Croácia. Além da Grécia, a Croácia não deve encontrar dificuldades para conquistar uma das vagas.

Se espera que uma das grandes esperanças de renovação do basquete grego estoure nessa competição: Nick Calathes. Com passagem pelo high school e basquete universitário dos EUA, o jovem já possui experiência no basquete europeu, inclusive, com uma Euroliga no currículo, com o Panathinaikos, neste ano. Mas, além dele, o time grego ainda poderá contar com outros jogadores das classes 1989 e 1990, mostrando a força do basquete do país.

Andrei Kirilenko retorna à seleção russa, buscando repetir 2007
Grupo D

Duas equipes disputarão, com um grande equilíbrio, a primeira colocação do grupo. São elas a Rússia e a Eslovênia, sétima e oitava colocadas no Mundial da Turquia. Na briga pela terceira vaga, estarão Bélgica, Geórgia, Ucrânia e Bulgária.

Goran Dragic e Erazem Lorbek são as principais peças dos eslovenos, que têm sido uma das equipes mais "incômodas" de se enfrentar nos últimos anos, incluindo uma quarta colocação no Eurobasket de 2009, na Polônia.

Os russos talvez cheguem com mais força na disputa, uma vez que mantêm o conjunto, comandado pelo treinador David Blatt. J.R. Holden comandará a armação e poderá contar com a principal estrela do país, Andrei Kirilenko. O time foi campeão do Eurobasket em 2007, batendo a anfitriã Espanha na final, de maneira espetacular e com grande atuação de Kirilenko. Eles buscarão repetir o feito este ano, apesar de ser uma tarfea complicada.