O impasse na elaboração de um novo acordo de trabalho na NBA pode custar o cancelamento da próxima temporada. Pelo menos é o que pensa Billy Hunter, presidente da Associação dos Jogadores. Para o representante do sindicato dos atletas, a diferença nas negociações é muito elevada.
O locaute está instalado na NBA desde o dia primeiro de julho. Desde então todas as atividades estão suspensas. Dirigentes e jogadores voltaram a se reunir no começo da semana. Contudo, nada foi resolvido e o impasse segue.
Segundo o site norte-americano ESPN, Hunter afirmou em uma conferência com a Associação dos Advogados Americanos que se tivesse que apostar em algo seria no cancelamento da temporada. Para o representante do sindicato, os novos cartolas das franquias são "mais linha dura".
"Estamos cerca de US$ 800 milhões de diferença", disse Hunter. "Algo tem que acontecer com um de nós para que nós possamos alavancar as negociações e salvar o campeonato".
Os proprietários das franquias querem uma mudança na estrutura salarial da liga. O argumento é o valor de US$ 300 milhões de déficit da temporada passada. Contudo, a Associação dos Jogadores não concorda com a medida.
O sindicato tem incentivado os atletas a procurarem outros mercados, fato que não preocupa David Stern, comissário geral da NBA. A liga norte-americana irá processar a Associação dos Jogadores por "ma fé" nas negociações.