Não é apenas para o Brasil que o Pré-Olímpico de Mar Del Plata começa na terça-feira. Anfitriões do torneio continental, a seleção da Argentina também começará a disputa no próximo dia 30. Os donos da casa terão que lidar com o favoritismo para conquistar uma das vagas para os Jogos Olímpicos de Londres 2012.
Com cinco jogadores na NBA, a Argentina começa a disputa para voltar aos jogos olímpicos na partida contra o Paraguai. Comandada por Manu Ginobili do San Antonio Spurs, a seleção encara o Uruguai no dia 31 de agosto. Dois dias depois, o encontro é contra Porto Rico, principal rival na primeira fase. Os donos da casa fecham a participação no grupo B contra Panamá no dia três de setembro.
Equipe com melhor classificação no ranking da Fiba (Federação Internacional de Basquete), Argentina tenta comprovar que é uma das principais forças do continente também no Fiba Americas. A equipe lida com um jejum que já dura dez anos: a última conquista foi em 2001.
Confira detalhes dos times do grupo B
ARGENTINA
Ranking Fiba: 3º
Desempenho na edição passada: 3º
Principais destaques: Manu Ginobili (ala, San Antonio Spurs), Luis Scola (ala-pivô, Houston Rockets) e Carlos Delfino (ala-armador, Milwaukee Bucks)
Curiosidade: A Argentina tem a melhor equipe do Pré-Olímpico e deve conquistar uma das duas vagas. Jogando em casa, os argentinos possuem uma ótima possibilidade de voltar a vencer a competição continental, algo que não acontece desde 2001.
PORTO RICO
Ranking Fiba: 15º
Desempenho na edição passada: 2º
Principais destaques: Carlos Arroyo (armador, Boston Celtics) e Jose Juan Barea (armador, Dallas Mavericks)
Curiosidade: Time de Porto Rico chega como principal candidato a ameaçar a Argentina na primeira fase. A equipe também faz parte do grupo dos favoritos para a vaga olímpica. Para isso, precisa repetir a participação na edição passada ou conquistar o título que não vem desde 1989.
URUGUAI
Ranking Fiba: 25º
Desempenho na edição passada: 6º
Principais destaques: Gustavo Barrera (armador, Granada)
Curiosidade: Uruguai possui apenas quatro jogadores atuando fora do país. A falta de experiência internacional pode dificultar o desempenho da equipe que tem como melhor resultado na história do torneio a sexta colocação nas duas últimas edições.
PANAMÁ
Ranking Fiba: 28º
Desempenho na edição passada: 8º
Principais destaques: Gary Forbes (ala-armador, Denver Nuggets)
Curiosidade: O time panamenho aposta na experiência para tentar a vaga olímpica. Nove jogadores do elenco estão acima da faixa dos 30 anos. A equipe jamais esteve classificada entre as duas melhores na história da competição continental
PARAGUAI
Ranking Fiba: Não classificada
Desempenho na edição passada: Não Participou
Principais destaques: Bruno Zanotti (ala, Lanus)
Curiosidade: Paraguaios voltam à disputa do torneio continental pela primeira vez desde 1989 quando ficou com a décima pontuação. Equipe possui apenas dois jogadores atuando fora do país, ambos na liga argentina.
Argentina começa Pré-Olímpico como favorita no Grupo B
Marcadores:
FIBA,
Pré-Olímpico,
Seleção Brasileira