Já com vaga assegurada nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, a Grã-Bretanha ainda não sabe se poderá contar com seus principais nomes na disputa do Campeonato Europeu. Ainda sem seguro, Ben Gordon e Luol Deng saberão apenas no final desta semana se irão disputar o torneio pela seleção britânica.
Chris Spice, diretor da Confederação Britânica de Basquete, afirmou ao site Talk Basket que está fazendo todos os esforços para contar com Deng (Chicago Bulls) e Gordon (Detroit Pistons) na competição que será disputada na Lituânia no mês de setembro. A participação da dupla está condicionada ao pagamento do seguro de saúde que deverá ser feito pela instituição uma vez que a greve segue na NBA.
"Nós temos boas notícias de um lado, mas outras não tão boas de outro", disse o dirigente. "Não existem obstáculos para Deng e Gordon jogarem, mas nós precisamos ter certeza de que eles vão jogar com seguro e que o valor seja acessível para nós".
Spice ainda rebateu as criticas de que Gordon não está se esforçando para estar junto com a seleção britânica. Para o dirigente, tanto a confederação quanto o jogador estão fazendo o possível para que ele dispute o torneio na Lituânia.
Atualmente, a dupla não está treinando com o restante do grupo que se prepara par a disputa do Eurobasket. Gordon e Deng só se juntarão ao restante do elenco britânico se a federação conseguir o valor para o pagamento do seguro.
A Grã-Bretanha no Grupo A do Eurobasket. A equipe britânica irá fazer sua estreia na competição contra os donos da casa no dia 31 de agosto. O time de Deng e Gordon ainda irá jogar com Espanha, Polônia e Turquia e uma seleção que virá da repescagem.