Marquinhos Souza tenta jogada para o Brasil (Divulgação) |
A hora de quebrar o jejum está mais próxima. O Brasil começará na próxima terça-feira a disputa do Pré-Olímpico que será realizado em Mar Del Plata na Argentina. O time comandado pelo treinador Ruben Magnano tenta classificar a seleção para Londres 2012 e recolocar o país nos Jogos Olímpicos pela primeira vez em 16 anos.
A estreia do Brasil é no dia 30 contra a Venezuela. No dia seguinte, os brasileiros entram em quadra para enfrentar o Canadá. No primeiro dia de setembro os comandados de Ruben Magnano fazem o confronto mais duro da primeira fase contra a República Dominicana antes de encerrar a participação no grupo A no duelo com Cuba.
A julgar pelo ranking estabelecido pela Fiba (Federação Internacional de Basquete), o Brasil é o favorito para faturar o grupo. O time brasileiro é o 16º colocado na lista organizada pela entidade que organiza a modalidade.
Tomando como base a lista, o principal rival do Brasil seria a Venezuela, 22ª melhor seleção do mundo de acordo com a Fiba. Adversário aparentemente mais perigoso, a República Dominicana apare apenas na 30ª colocação.
Confira detalhes dos times
BRASIL
Ranking Fiba: 16º
Desempenho na edição passada: 1º
Principais destaques: Marcelinho Huertas (armador, Barcelona), Tiago Splitter (pivô, San Antonio Spurs) e Guilherme Giovannoni (ala-pivô, Brasília)
Curiosidade: Campeão mundial no passado, Brasil tenta quebrar um jejum que irá completar 16 anos na próxima temporada: desde 1996 o time brasileiro não participa dos Jogos Olímpicos. Na última vez que participou da competição olímpica, a seleção ainda contava com o craque Oscar Schmidt.
CANADÁ
Ranking Fiba: 23º
Desempenho na edição passada: 4º
Principais destaques: Joel Anthony (pivô, Miami Heat) e Carl Jerome (ala-armador, Sevilha Cajasol)
Curiosidade: Seleção canadense não poderá contar com seu principal nome. Steve Nash não jogará o Pré-Olímpico. Sem o experiente armador, o Canadá tentará surpreender e conquistar o inédito título do torneio continental.
REPÚBLICA DOMINICANA
Ranking Fiba: 30º
Desempenho na edição passada: 5º
Principais destaques: Charlie Villanueva (pivô, Detroit Pistons) e Al Horford (pivô, Atlanta Hawks)
Curiosidade: O time dominicano tem evoluído na competição continental. A seleção melhorou seu desempenho nos últimos três campeonatos e conseguiu sua melhor posição em 2009 (quinto lugar). Com uma base forte, jogadores da NBA e o norte-americano John Calipari no comando, República Dominicana chega como uma das favoritas.
VENEZUELA
Ranking Fiba: 22º
Desempenho na edição passada: 8º
Principais destaques: Greivis Vasquez (armador, Memphis Grizzlies)
Curiosidade: Sem grandes nomes, Venezuela chega para a disputa do Pré-Olímpico de Mar Del Plata fora do grupo dos favoritos. Equipe jamais venceu a competição.
CUBA
Ranking Fiba: Não classificada
Desempenho na edição passada: 10º
Principais destaques: Juan Pablo Pineiro (ala-armador, Matanzas)
Curiosidade: Assim como a Venezuela, Cuba chega à Mar Del Plata sem grandes expectativas. Todos os jogadores da seleção jogam na liga cubana. Outra curiosidade é aposta na juventude: nenhum atleta possui mais de 30 anos.