Yao Ming está orgulhoso de ter jogado na NBA. O gigante chinês anunciou a sua aposentadoria das quadras nesta quarta-feira e se mostrou feliz por ter enfrentado grandes jogadores. Entre eles, o pivô falou com um carinho especial: Shaquille O'Neal.
Curiosamente e de maneiras diferentes, a dupla resolveu encerrar a carreira na mesma temporada. Após encerrar o último campeonato com o Boston Celtics, Shaq será comentarista de televisão. Já Yao, voltará para a China e ajudará a equipe que o revelou antes que o pivô fizesse o caminho para os EUA.
Ao longo da carreira, Yao teve números bem menos impactantes do que Shaq. Atrapalhado por lesões, o chinês disputou apenas oito temporadas contra 19 do principal rival no garrafão. Ming pisou em quadra como atleta da NBA em 498 oportunidades. O'Neal disputou 1207 partidas. Foram quatro títulos para o norte-americanos contra nenhum do ex-jogador do Houston.
O'Neal também aparece na lista dos 50 maiores jogadores de todos os tempos. O pivô é o quinto maior cestinha da liga com 28,596 pontos. Yao pouco mais de 9 mil em suas oito temporadas com a camisa do Houston Rockets.