A falta de acerto na questão salarial entre jogadores e a NBA está de fato fazendo os jogadores da liga de basquete profissinal norte-americana considerar a ideia de jogar fora dos EUA. Desta vez foi Nicolas Batum. O atleta do Portland Trail Blazers chegou a um acordo para defender o Nancy da França.
Batum deve assinar o contrato ainda nesta semana para defender o atual campeão francês. No entanto, o jogador do Portland passará por uma série de exames físicos antes da finalização do acerto.
Aos 22 anos, Batum deve retornar ao seu país após três temporadas na NBA, todas com a camisa do Trail Blazers. No último campeonato, o jogador cravou o seu melhor desempenho na NBA. O ala teve média de 12,4 pontos por jogo nas 80 partidas que fez (67 delas como titular).
Caso confirme a ida para o Nancy, Batum irá confirmar uma tendência durante o locaute. Os jogadores europeus da NBA estão retornando para o Velho Continente. Além do ala do Portland, Primoz Brezec, Kyrylo Fesenko, Nenad Krstic, Ersan Ilyasova, Zaza Pachulia e Sasha Vujacic são alguns dos que já confirmaram o retorno.
O acerto com times de fora dos EUA ainda não é uma tendência entre os norte-americanos. Embora algumas das principais estrelas da liga já tenham manifestado interesse em jogar por equipes do exterior, apenas o armador Deron Williams tem um contrato já firmado. O jogador assinou com o Besiktas da Turquia.