A decisão de Ricky Rubio em finalmente jogar na NBA pode não durar muito tempo. O jogador pode retornar para a Espanha se o impasse persistir na questão salarial entre a NBA a Associação dos Atletas. O Barcelona pode ser o destino, mas o negócio depende das negociações do time catalão com o armador brasileiro Marcelinho Huertas.
Outro fator que pode alterar o caminho das negociações entre Rubio e o Barcelona é o plano do time catalão em contar com Huertas. Caso consiga confirmar a contratação do armador brasileiro, dificilmente o um novo vínculo entre Ricky e sua ex-equipe seria firmado.
O que pode favorecer o negócio entre Rubio e Barcelona é a posição de Josean Querejeta, presidente do Caja Laboral, atual equipe de Huertas. A equipe basca já recusou propostas de CSKA Moscou e Efes Pilsen para contar com o brasileiro.
Atualmente, Rubio está com a seleção espanhola que está se preparando para a disputa do Pré-Olímpico europeu que será realizado na Lituânia. A competição classifica duas equipes para Londres 2012.
Já o brasileiro Huertas também está se preparando com a seleção nacional. O jogador está com o grupo que disputará o Pré-Olímpico que será realizado em Mar Del Plata na Argentina e dará vaga em Londres 2012 a dois times.