O Orlando adquiriu os direitos de Arenas em uma troca que envolveu o Washington Wizards e o Phoenix Suns. Além do armador, o time da Flórida recebeu o ala Hedo Turkoglu, mas perdeu peças importantes de seu elenco.
"Eu quero fazer parte do processo, um pouco mais do que agora", disse o jogador em entrevista a uma rádio de Atlanta nesta segunda-feira. "Eu quero sair de quadra e ter a certeza de que todas as pessoas que estão comigo vão jogar todas as noites. Meu único problema seria não ter a chance de estar realmente envolvido".
Caso o locaute se desfaça na NBA, Howard fará sua oitava temporada na liga, todas com a camisa do Orlando. O jogador conduziu a franquia da Flórida até a decisão em 2009, mas fracassou nos dois últimos anos.
Se o impasse na questão salarial entre a NBA e os jogadores persistir, o futuro de Dwight pode estar fora dos EUA. O pivô revelou interesse em escutar propostas, em especial dos times chineses.
O contrato de Howard com o Orlando chegará ao final em julho de 2012. Preocupado em ter a certeza de que a equipe montará uma equipe capaz de brigar pelo inédito título, o jogador decidiu não antecipar a renovação de seu vínculo apesar da proposta feita pelo dirigente Otis Smith.