Quarta-feira será oficial. O pivô Yao Ming reunirá a imprensa na China para anunciar de maneira definitiva a sua retirada do basquete.
Os rumores sobra a aposentadoria do gigante chinês aumentaram duas semanas atrás quando o site norte-americano Yahoo! Sports publicou uma nota dizendo que o jogador já teria avisado o Houston Rockets e a direção da NBA sobre a decisão.
Contudo, a novela ganhou um novo capitulo quando o agente do jogador foi entrevistado pelo site norte-americano ESPN. Ele disse que não estava autorizado a fazer qualquer comentário sobre a entrevista de Yao.
Por conta do locaute, o Houston também não está autorizado a ter contato com os jogadores. A direção da NBA revelou que não recebeu nenhum comunicado do jogador sobre a aposentadoria.
Segundo o site norte-americano ESPN, o evento na China deve ser acompanhado por poucos jornalistas. No entanto, há a possibilidade de transmissão ao vivo pela televisão.
Aos 30 anos, Yao deixa o basquete por ter perdido a batalha contra as lesões. O chinês perdeu mais de 250 jogos nas últimas seis temporadas.
Ming deixa a NBA como o sexto maior cestinha e reboteiro da história do Houston . O jogador também conta com uma participação em Jogos Olímpicos e em um Mundial da categoria.
Yao foi o primeiro selecionado no draft de 2002 e foi selecionado oito vezes para o Jogo das Estrelas da NBA.