O locaute vivido pela NBA está afetando o basquete no restante do planeta. A possibilidade de os principais nomes da liga norte-americana atuarem na Europa e na China ou até ficarem fora dos torneios classificatórios para os Jogos Olímpicos de Londres 2012 está preocupando a Fiba (Fedaração Internacional de Basquete). Por conta disso, dirigentes das duas instituições terão um encontro na próxima semana.
John Mainini, presidente da Fiba, e Patrick Baumann, secretário geral da organização, irão viajar para os EUA nesta segunda-feira. Na reunião com David Stern, comissário da NBA, serão tratados dois assuntos: o pagamento dos seguros para os jogadores que desejam disputar os Pré-Olímpicos e a possibilidade dos atletas atuarem na Europa durante o bloqueio.
Sem seguro, alguns atletas poderiam ficar fora das disputas organizadas pela Fiba durante o período de locaute. No caso de algumas seleções como França e Espanha, o número de jogadores na NBA é elevado e por conta disso o valor para segurá-los também. A Federação Internacional sugeriu o encontro com Stern após o pedido de algumas federações nacionais.
No regime atual, o seguro é dividido igualmente entre os times da NBA, a Fiba e as federações nacionais. Contudo, com a paralização das atividades desde o primeiro dia de julho, a liga norte-americana que é a responsável por determinar os valores (cerca de 3% do tamanho do contrato do atleta) ainda não fez o acerto.