A França contará com força máxima na briga por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. A Federação Francesa de Basquete (FFBB) confirmou nesta terça-feira que conseguirá fazer o seguro para contar com os atletas da NBA mesmo durante o período do locaute.
Sem o acerto entre a Associação dos Jogadores e a NBA para um novo acordo de trabalho para a próxima temporada, a pagamento dos seguros dos atletas (antes dividido com a liga profissional de basquete norte-americano) ficou por conta das federações. No entanto, segundo o site da Fiba (Organização que cuida do basquete no mundo), a FFBB irá assegurar seus jogadores.
"Mesmo antes da formalização do locaute, os dirigentes franceses já estavam trabalhando em uma forma de poder segurar seus jogadores para a disputa do Pré-Olímpico", disse uma fonte da FFBB à Fiba. "Finalmente nós conseguimos completar os contratos".
Apesar da conquista dos seguros, a seleção francesa ainda pode ter um problema. O pivô Joakim Noah do Chicago Bulls ainda sofre com um problema de lesão e pode ficar fora da disputa.
Os franceses estão no grupo B da competição que será realizada na Lituânia a partir do dia 31 de agosto. A seleção da França terá como adversários na primeira fase Alemanha, Itália, Sérvia, Israel e Letônia.
Duas vagas estarão em disputa na competição. Os dois finalistas se classificarão para Londres 2012. Quem ficar do teceiro ao sexto lugar irá passar por uma repescagem.