Quatro times deram um passoa frente em direção à disputa da Euroliga 2011/12. Cibona Zagreb, Lietuvos Rytas, Alba Berlin e Belgacom Spirou venceram e avançaram para a segunda fase do torneio qualificatório que reserva duas vagas para a competição europeia mais importante de clubes.
O Cibona Zagreb foi o primeiro a entrar em quadra. Em partida realizada na Lituânia, o time croata passou pelo Cholet Basket da França. Com boa atuação de Antawain Barbour que marcou 16 pontos, a equipe da Croácia conseguiu a vitória por 77 a 70 e se garantiu na semifinal de uma das chaves do qualificatório.
O adversário do Cibona por um lugar na final da chave qualificatória disputada na Lituânia será o Lietuvos Rytas. Jogando em casa, a equipe passou pelo KK Buducnost de Monetenegro com tranquilidade por 83 a 64. Renaldas Seibutis foi o destaque da partida com 17 pontos.
Na chave disputada em Cherloi na Bélgica, quem abriu os trabalhos foi o Alba Berlin. O time alemão não encontrou grandes dificuldades para superar o VEF Riga da Letônia. A equipe da Alemanha venceu por 82 a 60 amparada pela boa atuação coletiva. Cinco jogadores do time passaram da marca de dez pontos.
Na semifinal da chave belga, o Alba Berlin terá que lutar contra a torcida a favor do Belgacom Spirou Basket que derrotou BC Donetsk. Os donos da casa irão jogar contra o time da Alemanha na partida que assegura um lugar em uma das decisões do qualificatório.
Outros quatro jogos irão acontecer nesta sexta-feira. O Paok BC encara o Galatasaray na Lituânia. Quem avançar pega o vencedor da partida entre Asvel Basket e BCM Gravelines. Na chave belga outros dois duelos: BC Khimki encara o PGE Turow enquanto o CEZ Nymburk joga contra Banvit BK.