A Espanha entrou em quadra em Kaunas na tarde deste domingo com a responsabilidade de defender o título conquistado em 2009 quando o Campeonato Europeu foi disputado na Polônia. Os espanhóis não decepcionaram. Com mais uma grande atuação da dupla formada por Juan Carlos Navarro e Pau Gasol, a seleção espanhola dominou os franceses em boa parte do jogo.
Navarro foi o cestinha do jogo com 27 pontos. Gasol colaborou com um "double-double". Foram 17 pontos e dez rebotes anotados pelo pivô que atua pelo Los Angeles Lakers. Com a atuação, a dupla apagou o brilho de Tony Parker. O armador francês foi o principal nome de sua equipe com 26 pontos, mas não evitou a derrota na decisão.
Com a conquista, a Espanha levantou o troféu do Campeonato Europeu apenas pela segunda vez em sua história. Já a França segue sem nunca ter ficado com o título do torneio continental.
O jogo
A Espanha começou melhor a partida. Com bom aproveitamento nas ações ofensivas, o time espanhol dominou as ações no primeiro período. No entanto, o bom desempenho de Tony Parker manteve a França perto no placar. Os dez minutos iniciais terminaram com os espanhóis vencendo por 25 a 20.
O panorama permaneceu o mesmo no segundo período. Com um trabalho coletivo mais apurado, a Espanha venceu também o segundo quarto. Com o placar de 25 a 21 na parcial, os espanhóis foram para o intervalo com nove pontos de vantagem.
Logo no começo do segundo tempo a Espanha conseguiu ampliar a vantagem para 12 pontos. O time espanhol passou a controlar as posses de bola para gastar o relógio. Forçando ataques, os franceses foram novamente dominados no terceiro período que acabou com mais uma vitória por 25 a 21 para a equipe da península ibérica.
Em desvantagem de 13 pontos nos dez minutos finais, os franceses passaram a forçar os ataques. A agressividade do time francês equilibrou as ações no quarto período. No entanto, não foi suficiente para incomodar a tranquilidade dos espanhóis. Navarro e Gasol apareceram para controlar o jogo para a Espanha e garantir o título.