De um lado estará uma geração que consolida o domínio europeu. Atual campeã, a Espanha chega à sua terceira final consecutiva mais uma vez amparada pelo bom desempenho de Pau Gasol. Ao lado do irmão Marc e do armador Juan Carlos Navarro, a equipe tenta o segundo título do Eurobasket.
Do outro lado, a Espanha terá pela frente um rival que procura recolocar o país nas primeiras posições. Comandada por Tony Parker, a França volta à final do Eurobasket pela primeira vez desde 1949. A equipe jamais conseguiu vencer o torneio continental.
Confira os detalhes das equipes
Gasol em ação com a camisa da Espanha (Divulgação) |
Ranking Fiba: 2º
Colocação no último Eurobasket: 1º
Melhor colocação no Eurobasket: 1º (2009)
Campanha: Nove vitórias e uma derrota
Quinteto titular: José Calderón, Juan Carlos Navarro, Rudy Fernandez, Marc Gasol, Pau Gasol
Treinador: Sergio Scariolo
Destaque: Pau Gasol com médias de 20,4 pontos e 8,1 rebotes
Ponto forte: O jogo espanhol tem se apresentado muito forte no garrafão. A dupla de irmãos Pau e Marc Gasol tem dominado a briga pelos rebotes e ajudado a Espanha a ter muitas segundas chances no ataque. Por conta disso, a seleção tem a ótima média de 83,9 pontos por partida.
Curiosidade: A chegada à final consolida o domínio europeu dessa geração espanhola. É a terceira vez consecutiva que a Espanha chega à decisão do Eurobasket. Há dois anos atrás a equipe foi campeã pela primeira vez.
Parker tenta jogada para a França (Divulgação) |
Ranking Fiba: 14º
Colocação no último Eurobasket: 5º
Melhor colocação no Eurobasket: 2º (1949)
Campanha: Nove vitórias e uma derrota
Quinteto titular: Tony Parker, Nicolas Batum, Boris Diaw, Florent Pietrus, Joakim Noah
Treinador: Vincent Collet
Destaque: Tony Parker com médias de 21,7 pontos e 4,3 assistências
Ponto forte: Comandado por Parker, a França é uma equipe que tem aproveitado bem os seus ataques. A seleção francesa tem aproveitamento de 48,7% das investidas ofensivas (apenas a Lituânia fez melhor). O armador do San Antonio Spurs é o grande responsável pelo bom desempenho. Entre os atletas na fase final, o jogador é o que possui a média mais elevada de pontos.
Curiosidade: A França está novamente na final após 62 anos. A última vez que os franceses fizeram a final do Eurobasket foi em 1949. A seleção jamais levantou o troféu de campeã do torneio continental.