A França se juntou à Espanha e Macedônia no grupo das quatro melhores seleções da Europa. Em uma partida bastante equilibrada, os franceses contaram com bom desempenho de suas principais estrelas para vencer a Grécia por 64 a 56 e garantir um lugar na semifinal do Eurobasket 2011 realizado na Lituânia.
Para conseguir a vaga, os franceses contaram com a atuação inspirada de Tony Parker. O armador do San Antonio Spurs foi o cestinha da França com 18 pontos e cinco rebotes. Outro bom destaque foi Nicolas Batum com 15. Pelos gregos, o melhor foi Ioannis Bourousis com 17.
A Grécia dominou grande parte do jogo desta quinta-feira. Os gregos venceram o primeiro quarto por 17 a 14 amparados por um bom trabalho defensivo e pela boa atuação do pivô Ioannis Bourousis. O panorama persistiu no segundo período e os franceses foram para o intervalo em desvantagem de quatro pontos: 31 a 27.
Com as duas defesas trabalhando muito forte, o terceiro período foi de poucos pontos. Os franceses conseguiram vencer uma parcial pela primeira vez no jogo, mas seguiram atrás no marcador. Contudo, a virada veio nos dez minutos finais. Parker apareceu para colocar a França em vantagem já na reta decisiva. Os gregos sentiram e passaram a forçar jogadas, sem sucesso.
Nos últimos segundos, os gregos ainda tentaram para o relógio utilizando as faltas, mas não deu certo. O bom aproveitamento de 81% dos franceses na linha de lance livre assegurou o triunfo.
Foi a oitava vitória da França no Eurobasket. A equipe amargou apenas um revés. A derrota foi para a Espanha no fechamento da segunda fase quando os franceses pouparam Parker e Joakim Noah.
Agora os franceses aguardam o vencedor de Rússia e Sérvia para saber quem será o rival na briga por um lugar na final.
França vira sobre a Grécia e está na semifinal do Eurobasket
Marcadores:
Eurobasket,
FIBA,
Pré-Olímpico,
Spurs