O Brasil venceu mais uma na segunda fase do Pré-Olímpico de Mar Del Plata. Com boa atuação do banco de reservas, o time comandado pelo argentino Ruben Magnano passou com tranquilidade pelo Panamá por 90 a 65 na noite desta terça-feira.
Os suplentes colaboraram bastante para o segundo triunfo brasileiro no Grupo X. Dos 90 pontos anotados pela seleção, 60 foram feitos por atletas que vieram do banco de reservas. O cestinha brasileiro foi o ala-pivô Guilherme Giovannoni com 17 pontos. Outro que fez boa partida foi Caio Torres. O jogador fez dez pontos e ainda pegou seis rebotes.
Com a vitória do Brasil, os quatro semifinalistas da competição já estão definidos. Além do time comandado por Magnano, Argentina, Porto Rico e República Dominicana já estão assegurados entre os quatro melhores. Falta apenas a definição dos confrontos.
O jogo
Mais uma vez o Brasil apostou na boa defesa para dominar o jogo. Com um sistema defensivo agressivo, o time brasileiro permitiu apenas 13 pontos ao Panamá no primeiro quarto. Com isso, a equipe comandada por Ruben Magnano abriu sete de vantagem logo nos dez minutos iniciais.
O bom trabalho da defesa seguiu no segundo quarto. O time brasileiro conseguiu forçar 11 erros dos panamenhos no primeiro tempo. Assim, a seleção brasileira foi para o intervalo com ótima folga no marcador: 44 a 28.
Com o placar bastante favorável, Magnano optou por dar ritmo aos reservas no terceiro período. E funcionou. Especialmente pelo bom desempenho ofensivo. Comandado pelo ala-armador Marcelinho Machado que cravou três bolas de três pontos, o time brasileiro fez sua melhor parcial no ataque. Foram 26 pontos feitos pelo Brasil.
Com a vantagem acima dos vinte pontos para controlar nos dez minutos finais, o Brasil diminuiu o ritmo. O Panamá até conseguiu equilibrar as ações no quarto decisivo. Contudo, não foi o suficiente para incomodar o conforto brasileiro no placar.