Labels

All Star Game (2) Araraquara (4) Assis (3) Basquete (142) Basquete Agora (2) Bauru (5) Blazers (4) Bobcats (2) BrasIlia (3) Brasília (9) Bucks (3) Bulls (25) Cavaliers (11) Celtics (19) Clippers (11) demétrius ferraciú (1) Entrevista (2) Eurobasket (13) Euroliga (34) FIBA (102) Flamengo (25) Franca (9) Grizzlies (5) Hawks (12) Heat (31) Hornets (11) Jazz (4) Joinville (5) Kings (8) Knicks (16) Lakers (50) LBF (2) Liga ACB (11) Liga Sorocabana (4) Limeira (6) locaute (51) Londres 2012 (4) Magic (22) Mavericks (36) Minas (4) mogi das cruzes (1) NBA (287) NBB (40) Nets (9) Nuggets (19) Opinião (1) Pacers (9) Paulistano (5) Pinheiros (12) Pistons (13) Playoffs (2) Pré-Olímpico (42) Raptors (12) Resultados (22) Rio Claro (1) Rockets (14) São José (3) Seleção Brasileira (55) Sixers (6) Spurs (20) Suns (9) Temporada (42) Thunder (16) Tijuca (1) Timberwolves (12) Transações (6) Uberlândia (7) Vila Velha (6) Vitória (4) Warriors (5) Wizards (5)

Heróico, Brasil surpreende e derrota a Argentina

(foto José Jiménéz © PHOTO FIBA AMERICAS)

Surpreendendo a todos, o Brasil enfrentou a dona da casa, Argentina, e conseguiu uma vitória por 73 a 71, ficando agora a uma vitória apenas, no sábado, de se classificar aos Jogos Olímpicos de Londres. Os dois times já entraram em quadra classificados à fase de semifinal.

O grande destaque da Seleção foi o pivô Rafael Hettsheimer, dono de 19 pontos, oito rebotes, dois roubos essenciais e um toco. O pivô mostrou personalidade desde o primeiro tempo, substituindo Tiago Splitter, que teve problemas de falta.

Além dele, Marcelinho Huertas, Guilherme Giovannoni e Marquinhos também pontuaram em duplos-dígitos, com 17, 13 e 12 pontos cada, respectivamente. Pela Argentina, o grande destaque foi Luis Scola, que registrou um duplo-duplo, com 24 pontos e 11 rebotes.

Agora, o Brasil tem a campanha de cinco vitórias e apenas uma derrota, idêntica à da Argentina. Ainda na dependência de outros resultados, o Brasil pode terminar as quartas-de-final na liderança, evitando, assim, um novo confronto contra os "hermanos" antes da final, no domingo. Se chegar até lá, o Brasil já estará com a vaga em Londres assegurada.

Amanhã a Seleção enfrenta Porto Rico, um provável adversário para a semifinal, às 20h30. A Argentina, por sua vez, enfrenta a República Dominicana, às 18h.

O jogo

O primeiro quarto foi de muitos erros de ambas as equipes. Logo na bola ao alto, Andrés Nocioni torceu forte o tornozelo direito e deixou a partida. O time brasileiro começou jogando melhor, mas sempre com a Argentina em curta distância de pontos. Entre faltas de ataque e erros de arremessos, o Brasil conseguiu terminar o período com a vantagem de 19 a 17 no placar.

Aproveitando-se do mau momento dos argentinos nos arremessos, o Brasil começou o segundo quarto ampliando sua vantagem para 23 a 17. Os portenhos executaram muitos arremessos de quadra nos primeiros cinco minutos, mas a bola insistia em não cair. Na seqüência, em um jogo corrido e sem faltas, os dois times passaram a arremessar mais, porém, a bola passou a não cair de forma alguma.

Hettsheimer, um leão na partida, pega um de seus rebotes (foto José Jiménéz © PHOTO FIBA AMERICAS)
Nos minutos finais, empurrada por sua torcida, a Argentina conseguiu passar à frente pela primeira vez desde o primeiro quarto, quando chegou a 26 a 25 com lances livres de Scola. Os insistentes erros de arremesso continuaram e o quarto terminou com o baixo placar de 11 a 8 para os donos da casa, 28 a 27 na soma dos dois períodos.

O Brasil começou o segundo tempo de maneira fulminante. Aplicando uma forte defesa, os brasileiros fizeram 13 a 4 nos primeiros quatro minutos do período, com uma bela apresentação de Hettsheimer. Além de acertar bons arremessos no ataque, ele conseguiu duas roubadas de bola que resultaram em quatro pontos de contra-ataque. A vantagem brasileira chegou à casa dos dez pontos.

Hettsheimer continuou fazendo a diferença na segunda metade do quarto. Sem Splitter desde o primeiro minuto de jogo, o pivô impôs sua presença no garrafão, tanto no ataque, quanto na defesa. Ele terminou o quarto com 13 pontos. Ao fim do período, o Brasil passou à frente, com 53 a 47 no marcador.

A partir daí, começou a perseguição "gato e rato" da Argentina. Jogando de maneira inteligente, o Brasil conseguiu pontuar e, também, manter a calma quando a Argentina pontuava. Hettsheimer e Huertas continuavam fazendo cestas em momentos chave, que freavam as reações argentinas. Scola, cestinha da partida com 24 pontos, cometeu a quinta falta e foi excluído da partida com menos de dois minutos para o fim. No minuto final, os dois times trocaram bolas de três, que deixaram o placar em 66 a 64. Mas o Brasil, competente na linha do lance livre, conseguiu garantir a vitória nos segundos finais.