Labels

All Star Game (2) Araraquara (4) Assis (3) Basquete (142) Basquete Agora (2) Bauru (5) Blazers (4) Bobcats (2) BrasIlia (3) Brasília (9) Bucks (3) Bulls (25) Cavaliers (11) Celtics (19) Clippers (11) demétrius ferraciú (1) Entrevista (2) Eurobasket (13) Euroliga (34) FIBA (102) Flamengo (25) Franca (9) Grizzlies (5) Hawks (12) Heat (31) Hornets (11) Jazz (4) Joinville (5) Kings (8) Knicks (16) Lakers (50) LBF (2) Liga ACB (11) Liga Sorocabana (4) Limeira (6) locaute (51) Londres 2012 (4) Magic (22) Mavericks (36) Minas (4) mogi das cruzes (1) NBA (287) NBB (40) Nets (9) Nuggets (19) Opinião (1) Pacers (9) Paulistano (5) Pinheiros (12) Pistons (13) Playoffs (2) Pré-Olímpico (42) Raptors (12) Resultados (22) Rio Claro (1) Rockets (14) São José (3) Seleção Brasileira (55) Sixers (6) Spurs (20) Suns (9) Temporada (42) Thunder (16) Tijuca (1) Timberwolves (12) Transações (6) Uberlândia (7) Vila Velha (6) Vitória (4) Warriors (5) Wizards (5)

Brasil passa fácil por Porto Rico e termina quartas-de-final na liderança

(foto Marcelo Endelli © PHOTO FIBA AMERICAS)
O Brasil fechou sua participação nas quartas-de-final do Pré-Olímpico das Américas com uma sonora vitória sobre Porto Rico, por 94 a 72, e confirmou a primeira colocação geral nesta fase. A Seleção não encontrou dificuldade alguma durante o jogo, podendo poupar seus titulares no último quarto. Com campanha de seis vitórias e apenas uma derrota, o Brasil termina em primeiro lugar e se prepara para enfrentar a República Dominicana na semifinal, a ser realizada no sábado.

Marquinhos foi o cestinha da partida, registrando 18 pontos. Tiago Splitter veio logo atrás, com 17, e Vítor Benite marcou 11. Guilherme Giovannoni também pontuou em duplos-dígitos, anotando dez pontos. Por Porto Rico, se destacaram Angel Alamo e Renaldo Balkman, com 15 pontos cada.

Agora, o Brasil precisa de apenas uma vitória e para se classificar aos Jgos Olímpicos de Londres. Se acontecer, será a primeira vez que a seleção masculina joga uma Olimpíada desde 1996. O adversário de sábado foi o responsável pela única derrota brasileira no torneio (relembre clicando aqui), ainda na primeira fase.

A decisiva partida que definirá o destino da Seleção Brasileira na corrida por Londres acontece às 21h15 do sábado, na seqüencia da partida entre Argentina e Porto Rico, que definirá o outro classificado direto à Olimpíada.

O jogo

O primeiro tempo foi um verdadeiro passeio brasileiro. Com domínio absoluto, a Seleção não teve problemas para abrir uma enorme vantagem, jogando bem na defesa e no ataque. Após um início equilibrado, o forte ritmo ofensivo da equipe de Magnano, pautado pelos contra-ataques rápidos, fez com que o Brasil alcançasse uma confortável vantagem. Após dez minutos jogados, o placar apontava 29 a 15 para o Brasil.

No segundo quarto, fazendo a usual mescla entre reservas e titulares, o Brasil conseguiu ampliar sua vantagem, mas viu Porto Rico equilibrar as ações. Os alas brasileiros, principais armas do time, calibraram os arremessos de três no quarto e a defesa conseguiu conter Carlos Arroyo e José Juan Barea, dupla de armadores da NBA do time portorriquenho. Outro jogador da liga americana, Balkman, protagonizou um discussão com seu treinador, Flor Melendez. Ele foi sacado antes do fim do quarto e, ainda batendo boca com o técnico, não retornou à quadra. Fazendo 18 a 15 no segundo período, o Brasil conseguiu ir para os vestiários com a vantagem de 17 pontos, 47 a 30 apontava o placar.

Ao contrário do que se poderia pensar, o Brasil não tirou o pé no terceiro quarto e conseguiu nova imponente vitória, registrando 30 a 19 no período. Contribuiu para isso a própria seleção de Porto Rico, que não demonstrou muito interesse em recuperar-se na partida, preferindo poupar-se para a partida de sábado. Ao fim do quarto, o placar anotava 77 a 49 para os brasileiros, já definindo os rumos da partida.

Com o jogo encaminhado, o último quarto, vencido pelos portorriquenhos por 23 a 17, contou com a presença da maioria dos reservas de ambos os times e uma baixa disputa até o apito final.