Labels

All Star Game (2) Araraquara (4) Assis (3) Basquete (142) Basquete Agora (2) Bauru (5) Blazers (4) Bobcats (2) BrasIlia (3) Brasília (9) Bucks (3) Bulls (25) Cavaliers (11) Celtics (19) Clippers (11) demétrius ferraciú (1) Entrevista (2) Eurobasket (13) Euroliga (34) FIBA (102) Flamengo (25) Franca (9) Grizzlies (5) Hawks (12) Heat (31) Hornets (11) Jazz (4) Joinville (5) Kings (8) Knicks (16) Lakers (50) LBF (2) Liga ACB (11) Liga Sorocabana (4) Limeira (6) locaute (51) Londres 2012 (4) Magic (22) Mavericks (36) Minas (4) mogi das cruzes (1) NBA (287) NBB (40) Nets (9) Nuggets (19) Opinião (1) Pacers (9) Paulistano (5) Pinheiros (12) Pistons (13) Playoffs (2) Pré-Olímpico (42) Raptors (12) Resultados (22) Rio Claro (1) Rockets (14) São José (3) Seleção Brasileira (55) Sixers (6) Spurs (20) Suns (9) Temporada (42) Thunder (16) Tijuca (1) Timberwolves (12) Transações (6) Uberlândia (7) Vila Velha (6) Vitória (4) Warriors (5) Wizards (5)

Brasil não toma conhecimento do Uruguai e começa vencendo nas quartas

(foto José Jiménéz © PHOTO FIBA AMERICAS)
Estreando nas quartas-de-final do Pré-Olímpico das Américas, o Brasil não encontrou nenhuma dificuldade para vencer o Uruguai por 93 a 66. Além de servir para treinar os suplentes que haviam pouco jogado até aqui, a vitória coloca o Brasil entre as quatro seleções que, hoje, se classificariam às semifinais do torneio, com outros três jogos a realizar.

Contabilizando as vitórias na primeira fase (exceto as vitórias sobre os dois times eliminados), a Argentina, que venceu hoje, lidera com quatro vitórias e nenhuma derrota. Em seguida, com três vitórias e uma derrota, estão, nesta ordem, Porto Rico, República Dominicana e Brasil. A posição do Brasil em relação aos dominicanos se deve ao confronto direto na primira fase, com vitória dos caribenhos. Ambos ainda enfrentarão Porto Rico nesta fase.

Na seqüência vêm, respectivamente, Venezuela, Canadá e Uruguai, todos com uma vitória e três derrotas. No oitavo e último lugar, o Panamá, com quatro derrotas em quatro jogos.

O jogo

O primeiro tempo foi um treino de luxo para a Seleção. Até mesmo para seus reservas, que, até aqui, vinham demonstrando ser o ponto mais fraco da equipe. Prova disso foi que Vítor Benite, muito contestado pela atuação contra Cuba, foi o cestinha do jogo nos dois primeiros quartos, com dez pontos.

Benite entrou em quadra antes mesmo do esperado. Com menos de dois minutos de jogo, Alex levou uma pancada no braço e foi para o banco pelo restante do quarto. O ex-francano entrou perdendo uma bola infantil no ataque que rendeu uma cesta uruguaia, mas foi muito bem no resto do período. Absoluto em quadra, o Brasil fez 25 a 16 nos primeiros dez minutos.

O segundo quarto viu um quinteto formado quase que na totalidade por suplentes na Seleção, com Rafael Luz, Benite, Marcelinho Machado, Guilherme Giovannoni e Rafael Hettsheimer. Ao contrário do que se poderia pensar com os jogos anteriores, este quinteto foi o que mais rendeu, ampliando a vantagem brasileira e mantendo-a na casa dos dez pontos ou mais.

Até que na metade final do quarto uma mescla de titulares e reservas, com Marcelinho Huertas, Alex Garcia e Tiago Splitter em quadra, perdeu o "encaixe", permitindo ao Uruguai que cortasse essa vantagem para apenas quatro pontos nos minutos finais. Mas a reação adversária não durou, com o Brasil retomando o controle e voltando a colocar uma confortável vantagem de oito pontos ao fim do primeiro tempo.

A vitória foi assegurada no terceiro quarto. Em ritmo leve, a equipe de Magnano não teve problemas em fazer 28 a 12, totalizando 70 a 46 para iniciar o último quarto. Com o banco inteiro jogando no último quarto, restou à Seleção administrar a vantagem e sair com a vitória por 23 a 20.

Benite foi o cestinha da partida, com 21 pontos, com Giovannoni e Marquinhos registrando 12 pontos cada. Destaques para Huertas, com seis assistências e quatro roubadas de bola, e para Splitter, com oito rebotes. Pelo Uruguai, o cestinha foi Sebastian Vasquez, com 12 pontos.

Nesta terça-feira (6), a Seleção faz sua segunda partida nas quartas-de-final, enfrentando o Panamá, também às 20h30. Já na quarta-feira e na quinta-feira, os dois compromissos chave para as pretensões brasileiras no torneio: Argentina e Porto Rico.