Os dois maiores times da Espanha estão assegurados na segunda fase da Euroliga. Em partidas válidas pela sétima rodada da competição continental europeia, os gigantes espanhois voltaram a vencer e conseguiram a vaga para o grupo dos 16 melhores do Velho Continente.
Um dia após o CSKA coneguir a sétima vitória seguida na temporada, o Barcelona resolveu não ficar atrás. Com muita tranquilidade, o time catalão bateu o Asseco Prokom mesmo jogando na Polônia. Apesar da atuação apenas regular do armador brasileiro Marcelinho Huertas igualou a campanha do time russo e segue com 100% de aproveitamento.
Com sete vitórias nas sete primeiras partidas, o Barcelona não pode mais ser alcançado pelo Union Olimpija, primeiro time fora da zona de classificação do Grupo D. O desempenho garante o time catalão mais uma vez para figurar entre os 16 melhores times da Europa.
Quem também fará parte deste grupo é o Real Madrid. Mesmo com uma campanha mais modesta (cinco vitórias e duas derrotas), o time da capital espanhola já assegurou sua classificação. Com o triunfo sobre o EA7 Armani mesmo jogando na Itália, os "Merengues" não podem mais ser superados pelos times fora da zona de classificação no Grupo C.
Além de Real Madrid e Barcelona, outras quatro equipes já estão classificadas para a segunda fase. O CSKA e o Panathinaikos asseguraram a vaga na quarta-feira. A rodada desta quinta também classificou o Montepaschi Siena da Itália e o Unics da Rússia, ambos da chave do time catalão.