A temporada 2011/12 começou completamente do que terminou a 2010/11 para Miami Heat e Dallas Mavericks. Logo na estreia, as duas equipes que fizeram a final do campeonato passado. E os atuais campeões levaram a pior mesmo jogando em casa.
Jogando em Dallas, o Mavericks não conseguiu repetir as boas atuações da temporada passada. Mesmo diante da sua torcida e com a festa pela comemoração do inédito título, a franquia texana não resistiu ao melhor jogo do Heat e acabou superada com tranquilidade por 105 a 94 na tarde deste domingo.
Muito criticado na última decisão, LeBron James foi o principal nome da vitória do Heat. O ala foi o cestinha da partida ao anotar 37 pontos e dez rebotes. Dwyane Wade foi outro com grande atuação para o time da Flórida. Foram 26 pontos, oito rebotes e seis assistências para o jogador.
Se a atuação de LeBron foi bastante diferente do que aconteceu no último encontro entre Dallas e Miami, o mesmo pode se dizer de Dirk Nowitzki. O alemão fechou o jogo com 21 pontos e teve poucos momentos que lembraram as atuações que fizeram dele o jogador mais valioso do final da temporada passada.