Se a intenção do Los Angeles Lakers é agradar Kobe Bryant com um time que possa ser campeão nos próximos anos, os primeiros passos foram errados. O principal nome da franquia californiana mostrou descontentamento com a postura da franquia, especialmente com a troca envolvendo Lamar Odom.
O Lakers tentou no último final de semana uma troca para conseguir a contratação do armador Chris Paul. Para contar com o jogador do New Orleans Hornets, o time californiano envolveu Pau Gasol e Odom em um acordo que envolveria também o Houston Rockets.
A tentativa do Lakers foi frustrada. A NBA barrou a negocição. Em seguida, o time de Los Angeles voltou seus esforços para a aquisição de Dwight Howard. Para ter espaço no volume salarial da equipe, a franquia liberou Odom, melhor reserva da temporada passada, para acertar com o Dallas Mavericks.
"Para ser sincero com você, eu não gostei nada disso", disse Bryant em entrevista ao site norte-americano ESPN quando perguntado sobre as negociações. "É duro perder Lamar. É complicado ver pessoas com as quais você lutou simplesmente indo".