Após mais quase 30 horas de reunião na quarta e na quinta-feira, tanto jogadores quanto os dirigentes da NBA pareciam otimistas no acordo que possibilitaria a disputa da próxima temporada. No entanto, o impasse voltou a ficar claro quando a questão de divisão de faturamento voltou a ser discutido.
Os dirigentes querem uma divisão igual no faturamento da liga. De acordo com o site norte-americano ESPN, o sindicato dos atletas pedem 52,5% de tudo o que o campeonato arrecada. Essa diferença corresponde a aproximadamente US$ 100 milhões por ano.
Após a reunião, Stern deu uma entrevista coletiva. O principal dirigente da NBA confirmou o cancelamento de todas as partidas de novembro. O cartola já havia cancelado as duas primeiras semanas de jogos após o impasse no começo de outubro.
Com o cancelamento, a possibilidade de a temporada da NBA acontecer completa mesmo que de forma atrasada já não existe mais. Segundo Stern, em "nenhuma circunstância" o campeonato 2011/12 do basquete norte-americano irá ser disputado em sua totalidade.
Agora, a temporada chega a um total de 221 jogos cancelados. Considerando os jogos da pré-temporada já são 335 partidas que não serão realizadas.