O cancelamento das partidas das duas primeiras da temporada na NBA pode ser apenas o começo de um processo ainda maior na NBA. De acordo com o que pensa David Stern, comissário oficial da liga de basquete profissional norte-americana, se o acerto entre os dirigentes e o sindicato dos jogadares não acontecer nos próximos dias, o campeonato pode ficar sem jogos até o natal.
"O tempo para fazer o acordo é agora", disse o cartola em entrevista ao site norte-americano CBS Sports. "Se não fizermos isso até terça-feira, minha intuição diz que não teremos jogos até o Natal".
Dirigentes e jogadores ainda não se acertaram em relação a um novo acordo coletivo de trabalho. Os donos das franquias oferecem aos atletas 47% de todo o faturamento da liga enquanto o sindicato pede 53%. Sem acerto, as atividades estão suspensas e 100 jogos da temporada 2011/12 já foram cancelados.
O dia 25 de dezembro é a data que a NBA separa para alguns dos jogos mais aguardados na temporada. Neste ano, o principal jogo da noite seria o duelo entre as duas equipes que decidiram o campeonato. Atual campeão, o Dallas Mavericks deveria receber o Miami Heat pela primeira fez desde a conquista do título em junho sobre o time da Flórida.