O cancelamento das duas primeiras semanas de jogos na NBA pode causar uma revolução no basquete. Sem acerto com os dirigentes para a construção de um no novo acordo coletivo de trabalho, o ala-pivô Amar'e Stoudemire revelou que os jogadores podem criar uma liga independente.
Em entrevista ao site norte-americano ESPN, o jogador do New York Knicks afirmou que tem interesse em atuar por outra liga durante o período de locaute. O astro ainda afirmou que os atletas consideram a possibilidade de montar uma liga alternativa caso não consigam acerto com outras equipes.
"Nós não podemos simplesmente simplesmente sentar e não fazer nada", disse Stoudemire. "Obviamente estamos tentando resolver esta situação e jogar na NBA. Temos que descobrir algumas maneiras e esse é o próximo passo".
Muitos jogadores da liga estão procurando outras ligas para atuarem durante o período de greve. No entanto, os principais nomes da NBA ainda seguem com o futuro indefinido. Entre as estrelas, apenas Deron Williams assinou com outro time. O jogador do New Jersey Nets está em ação no Besiktas da Turquia.
"Se nós não formos para a Europa, vamos criar nossa própria liga". disse Stoudemire. "É assim que eu vejo. É muito sério. Nós temos que ficar juntos. Não sabemos se o locaute pode ser de um ano ou dois. Então temos que criar nossa própria liga".
A temporada estava programada para começar no primeiro dia de novembro. Esta é a primeira vez que a NBA tem cancelamento de jogos desde 1999. Na ocasião, o campeonato que tradicionalmente tem cada equipe disputando 82, teve apenas 50.