O começo da trajetória de Leandrinho Barbosa no Flamengo não foi positivo. Em um jogo cheio de viradas, o time carioca acabou sendo superado pelo Brasília por 85 a 82 na manhã deste domingo em um torneio amistoso disputado na capital federal.
Leandrinho não teve uma estreia brilhante. O jogador do Toronto Raptors que acertou com o Flamengo durante o locaute na NBA fez apenas 11 pontos, pegou cinco rebotes e deu duas assistências nos 26 minutos em que esteve em quadra. Com o desempenho apenas regular do craque, o principal nome do Flamengo foi novamente Marcelinho Machado. O ala-armador foi o cestinha do jogo com 28 pontos.
A boa atuação de Marcelinho Machado foi ofuscada pelo bom desempenho da dupla formada do Brasília formada por Alex Garcia e Nezinho. Juntos, os jogadores do atual campeão brasileiro fizeram 47 pontos. Quem ficou abaixo da média foi o MVP da última temporada. Guilherme Giovannoni anotou apenas seis pontos.
O torneio amistoso serve de preparação para o NBB. O próximo campeonato nacional já tem data marcada para começar. No dia 19 de novembro o Brasília faz sua estreia fora de casa contra o São José enquanto o Flamengo recebe o Paulistano.
O jogo
O Brasília começou melhor. Atuando de forma coletiva, o atual campeão nacional levou vantagem sobre o Flamengo e seus jogadores recém-contratados. Assim, os anfitriões fecharam os dez minutos iniciais com quatro pontos de vantagem: 26 a 22.
O segundo período também foi dominado pelo Brasília. Comandado por Alex Garcia, o time brasiliense seguiu no controle do placar. Com dificuldades para pontuar, o Flamengo viu a desvantagem chegar à casa dos dez pontos antes de encerrar o primeiro tempo nove atrás.
A parada para o intervalo fez bem ao Flamengo. Com a defesa mais eficiente, o time carioca conseguiu rapidamente reduzir a desvantagem de nove para apenas um ponto. Após uma cesta de três convertida por Marcelinho Machado, a equipe rubro-negra conseguiu a virada.
Marcelinho seguiu brilhando na reta final do terceiro período. com seis pontos seguidos, o jogador ampliou a vantagem do time carioca para sete. Além da boa atuação do ala-armador, a defesa flamenguista foi decisiva. A equipe permitiu apenas dez pontos ao Brasília.
Se o terceiro período foi todo do Flamengo, o começo do quarto período foi totalmente diferente. Novamente com a defesa firme, o Brasília conseguiu reverter a desvantagem de dez pontos para conseguir a virada com cinco minutos para o final da partida.
Nervoso, o Flamengo passou a forçar o ataque para tentar nova virada. Não deu resultado. O time carioca abusou dos erros na quadra ofensiva e viu o Brasília aproveitar as chances que teve para vencer a partida.