Tanto Brasil como Argentina chegaram à decisão da Copa América com campanhas invictas. O time brasileiro passou com tranquilidade por Paraguai, México, Canadá e Jamaica antes de bater Cuba na semifinal. Já as hermanas levaram a melhor nas partidas diante de Chile, Porto Rico, Cuba, Colômbia e Canadá.
O duelo deste sábado acontece às 22h15 no horário de Brasília. E o Lance Livre fez um levantamento dos principais pontos da disputa. Confira
Ataque: O Brasil tem o melhor ataque do Pré-olímpico disputado em Neiva na Colômbia. O time comandado por Enio Vecchi já marcou 400 pontos nos cinco jogos que fez até o momento na competição. Embora ocupem a segunda colocação na lista dos ataques mais positivos, as "hermanas" possuem média bastante inferior às brasileiras: 80 a 67,6.
Defesa: A defesa brasileira também sofreu bem menos do que a argentina na competição. Nos cinco jogos anteriores à final, o Brasil cedeu em média 47,4 pontos. Já as rivais da decisão em Neiva permitiram 54,8 pontos às adversárias.
Rebotes: Outra estatística em que o Brasil leva vantagem contra a Argentina neste Pré-Olímpico feminino de basquete é a de rebotes. O time brasileiro tem se dado melhor na briga no garrafão. Comandado pela pivô Érika, a equipe treinada por Vecchi agarra em média 36,8 rebotes (segunda melhor marca do torneio) por partida contra 35,8 das hermanas (terceira melhores).
Arremessos de longa distância: Se há algo em que o Brasil realmente precisa se preocupar para conquistar a vaga nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012 é com a pontaria das argentinas. O time argentino lidera a estatística de bolas de três pontos convertidas por partida. São sete em média contra 5,6 das brasileiras que aparecem na terceira colocação.
Duelo de Érikas: O Brasil tem como principal nome na competição a pivô Érika de Souza. A jogadora que atua na WNBA (Liga de basquete profissional dos EUA) tem média de 16,8 pontos por jogo. Ela ainda colabora com 6,4 rebotes. Pelo lado da Argentina a principal arma ofensiva também atende por Érica. A ala-pivô argentina tem média de 14,8 pontos.