A situação fica mais complicada a cada dia na NBA. Após mais de sete horas de reunião, o segundo encontro consecutivo entre o sindicato dos jogadores e os dirigentes nenhum avanço aconteceu e o locaute permanece instalado no basquete norte-americano. Com isso, a temporada 2011/12 segue ainda mais ameaçada.
Jogadores e dirigentes se encontraram novamente na tarde deste sábado em Nova Iorque no que a grande mídia norte-americana tem chamado de o final de semana decisivo para o futuro da NBA. Com parte da pré temporada já cancelada, a reunião dos últimos dois dias tinha como objetivo principal tentar evitar que parte da próxima temporada regular fosse afetada.
De acordo com uma publicação feita pelo site norte-americano CBS Sports, nenhum acerto aconteceu após as mais de sete horas de reunião deste sábado. Jogadores e dirigentes haviam separado o final de semana para tentar estabelecer um acordo. No entanto, a sequência das negociações deve acontecer apenas na segunda-feira com a presença de um grupo reduzido.
Segundo o jornalista norte-americano Ken Berger, Derek Fisher teria afirmado que ainda há "uma grande lacuna" entre o pedido feito pelos dirigentes e o que o sindicato dos atletas estaria disposto a ceder. Os cartolas querem baixar a porcentagem dos atletas de 57% para 46% de todo o faturamento da liga. Os jogadores aceitam baixar a fatia até 54%.
O próximo passo tomado pela NBA pode ser o cancelamento de parte dos jogos da temporada regular. Devid Stern, comissário oficial da liga, chegou a dizer antes do encontro deste sábado que este era o tempo certo para o acordo.
A próxima temporada da NBA tem como data prevista para começar o dia primeiro de novembro. Na abertura do novo campeonato, o Dallas Mavericks receberia o Chicago Bulls.