O melhor jogador da última final da NBA ainda não decidiu o que irá fazer enquanto a greve dos dirigentes das franquias persistir. Com parte da próxima temporada já comprometida, o alemão Dirk Nowitzki planeja voltar para seu país e iniciar sua preparação, mas não evita a possibilidade de procurar outra equipe para atuar no período.
"Se uma solução não acontecer jogo, eu vou voltar para casa e começar a me preparar com meu treinador", disse Dirk em entrevista ao site norte-americano ESPN. "Como a situação é esta, você precisa manter as portas abertas, especialmente para o que está acontecendo no exterior".
Dirk chegou ua dizer após o final da última temporada que não tinha interesse em atuar fora dos EUA. No entanto, o alemão sempre demonstrou confiança no acerto de um novo acordo coletivo de trabalho entre os dirigentes dos times da NBA e o sindicato dos atletas.
Sem acordo, toda a fase de preparação e as duas primeiras semanas da temporada regular já foram canceladas. Após uma reunião que durou três dias na última semana, nenhum acerto foi conquistado. Com isso, há a ameaça do cancelamento de mais partidas até o final do ano.
"Se o locaute permanecer forte, eu vou ter que olhar para alguma coisa em janeiro ou fevereiro", disse o alemão. "Eu achei que a reunião com mediador poderia resultar em alguma coisa boa. Ainda espero que algo bom possa acontecer cedo, mas não parece bom".
A estreia de Dirk na temporada 2011/12 estava marcada para acontecer no primeiro dia de novembro. No entanto, a partida entre sua equipe, o Dallas Mavericks, contra o Chicago Bulls já foi cancelada junto com outros 99 jogos.