A segunda rodada da Euroliga foi completada nesta quinta-feira. Doze jogos movimentaram os quatro grupos do torneio continental. Nenhuma grande surpresa aconteceu e os favoritos já aparecem nas primeiras colocações das chaves.
Apenas seis equipes das 24 que começaram as disputas conhecem apenas o sabor das vitórias. Caja Laboral, CSKA, Panathinaikos, Real Madrid, Barcelona e Siena ganharam os dois jogos que fizeram. Entre os favoritos, o Maccabi Tel Aviv (finalista na temporada passada) soma um triunfo e um revés.
Outras seis equipes ainda não venceram. Fenerbahce, Zalgiris Kaunas, KK Zagreb, Partizan, Asseco Prokom e Union Olimpija foram derrotados novamente e agora ocupam as última colocações de seus grupos.
Individualmente, o destaque foi Nicolas Batum. O francês que ainda tem contrato com o Portland Trail Blazers foi o principal cestinha da rodada. Com 26 pontos, o jogador comandou a vitória do Nancy contra o Bizkaia Bilbao.
GRUPO A
RESULTADOS
Caja Laboral 81-69 Bennet Cantu
Nancy 87-63 Bizkaia Bilbao
Olympiacos 81-74 Fenerbahce
SITUAÇÃO
O Caja Laboral começou bem a disputa. O time espanhol fez a sua estreia em casa na partida em que recebeu o Bennet Cantu. Sem mais dificuldades, a equipe venceu por 81 a 69. O resultado isolou o ex-time do brasileiro Marcelinho Huertas na liderança do Grupo A com duas vitórias em dois jogos.
Se o Caja Laboral é o líder isolado da chave, a briga pela segunda colocação parece que será bastante equilibradas. Com as vitórias do Nancy e Olympiacos sobre Bizkaia Bilbao e Fenerbahce, quatro equipes somam um triunfo e um revés. O time turco é o lanterna com duas derrotas.
DESTAQUE
Nicolas Batum: Nicolas Batum fez valer a sua contratação. O jogador que ainda tem contrato com o Portland Trail Blazers na NBA foi decisivo na vitória do Nancy sobre o Bizkaia Bilbao por 87 a 63. O jogador foi o principal cestinha da rodada ao anotar 26 pontos.
GRUPO B
RESULTADOS
CSKA 94-74 Brose Baskets
KK Zagreb 62-81 Panathinaikos
Unicaja 85-78 Zalgiris
SITUAÇÃO
O que tudo indica, a briga pela ponta da tabela no Grupo B ficará mesmo entre Panathinaikos e o CSKA Moscou. Tanto os atuais campeões quanto os russos venceram novamente (KK Zagreb e Brose Baskets respectivamente) e já abrem vantagem na liderança da chave com dois triunfos em dois jogos.
Mesmo com a derrota para o CSKA em partida realizada na Rússia, o Brose Baskets sustentou a terceira colocação. O time alemão divide o posto com o Unicaja que venceu a primeira ao passar pelo Zalgiris.
DESTAQUE
Nenad Krstic: Nenad Krstic superou Andrei Kirilenko em importancia para o CSKA na segunda rodada da Euroliga. O sérvio foi o destaque do time russo na vitória diante do Brose Baskets. Foram 19 pontos e aproveitamento total (nove acerto em nove tentativas) para o jogador.
GRUPO C
RESULTADOS
Real Madrid 85-78 Emporio Armani
Anadolu Efes 79-80 Belgacom
Maccabi Tel Aviv 70-66 Partizan
SITUAÇÃO
O Real Madrid não fez uma contagem centenária como na primeira rodada, mas conseguiu o suficiente para bater o Emporio Armani em partida realizada na Espanha. Com isso, o time da capital espanhol confirmou o favoritimos e está isolado na ponta da tabela do grupo C com dois triunfos.
Vice campeão na temporada passada, o Maccabi Tel Aviv venceu a primeira ao passar pelo Partizan, lanterna da chave. Com o triunfo, o time israelense divide a segunda posição com Anadolu Efes, Emporio Armani e Belgacom.
DESTAQUE
Jaycee Carroll: O ataque do Real Madrid voltou a funcionar. E o grande responsável da vez foi Jaycee Carroll. O jogador fechou a partida diante do Emporio Armani como cestinha ao anotar 21 pontos. O norte-americano saiu do banco para anotar quatro bolas de três pontos.
GRUPO D
RESULTADOS
Barcelona 88-61 Asseco Prokom
Montepaschi Siena 79-57 Union Olimpija
Galatasaray 64-68 Unics
SITUAÇÃO
O Grupo D é outro que vai ficando polarizado. A briga pela primeira colocação deve ser entre o Barcelona do brasileiro Marcelinho Huertas e o Siena da Itália. As duas equipes voltaram a vencer e agora somam duas vitórias em duas partidas para dividirem o topo.
Galatasaray e Unics aparecem na sequência com um triunfo para cada. Já o Asseco Prokom e o Union Olimpija ainda não venceram.
DESTAQUE
Erazem Lorbek: Nem o brasileiro Marcelinho Huertas e nem o espanhol Juan Carlos Navarro. O grande nome da vitória do Barcelona foi Erazem Lorbek. O jogador comandou o triunfo do time catalão sobre o Asseco Prokom com 20 pontos.