A NBA está a cada dia mais perto de perder parte da próxima temporada. Cada vez mais perto da data marcada pela liga para o começo do campeonato 2011/12, dirigentes e jogadores seguem longe de um acordo coletivo de trabalho. O impasse pode afetar a reunião que estava marcada para a próxima segunda-feira e causar o cancelamento de jogos.
De acordo com o site norte-americano CBS Sports, os dirigentes das equipes planejavam uma oferta de 50% de todo o faturamento da liga para cada um dos lados. A proposta deveria ser feita no próximo encontro entre dirigentes e o sindicato dos jogadores.
Segundo apurou o site norte-americano, o sindicato dos jogadores não concordou em negociar com esta porcetagem de faturamento. No campeonato passado, os atletas ficaram com 57% do arrecadado pela liga. Após os últimos encontros, os jogadores aceitaram ceder 4%.
Sem entendimento, a reunião que deveria acontecer na próxima segunda-feira pode ser cancelada. Caso esse seja esse o procedimento, a NBA pode sofrer um duro golpe. David Stern, comissário oficial da liga, disse após os últimos encontros que o próximo dia dez de outubro é a data limite para o acerto. Após essa data ele cancelaria as duas primeiras semanas do campeonato.