O ultimato dado por David Stern ao sindicato dos jogadores recebeu uma mudança de prazo. Após reunião nesta quarta-feira, o dirigente da NBA decidiu dar um dia a mais aos atletas para aceitarem a proposta sobre a divisão dos lucros da liga. Com isso, as negociações seguirão nesta quinta.
Stern havia anunciado que a quarta-feira seria o último dia para o sindicato aceitar a oferta de 51% de tudo o que a liga fatura. O dirigente ameaçou voltar ao começo das negociações e dar apenas 47% dos lucros aos jogadores.
Antes mesmo da reunião desta quarta, Derek Fisher, presidente do sindicato, afirmou que os atletas não iriam aceitar a nova oferta. Com isso, o impasse aumentou junto com a possibilidade de cancelamento de jogos até o final de 2011.
A reunião desta quarta contou com um pequeno grupo de jogadores e dirigentes. Foram mais de 12 horas de negociações, mais uma vez sem sucesso. Com todas atividades paralizadas desde o primeiro dia de julho, o locaute (como tem sido chamado o impasse), já soma 132 dias.
Os grupos voltam a se encontrar nesta quinta em Nova Iorque. No entanto, após o encontro desta quarta nenhum dos lados envolvidos na negociação mostrou otimismo em relação ao novo acordo coletivo de trabalho.
"Não podemos dizer que aconteceu um progresso significativo hoje", disse Fisher em entrevista ao site norte-americano ESPN. "Vamos retomar amanhã e vamos pelo menos fazer os esforços necessários para tentar concluir isto".
Stern seguiu a mesma linha: "Não tivemos sucesso. Nós estamos lá negociando. Não quero olhar com pessimismo ou otimismo. Mas nós estamos falhando".