Labels

All Star Game (2) Araraquara (4) Assis (3) Basquete (142) Basquete Agora (2) Bauru (5) Blazers (4) Bobcats (2) BrasIlia (3) Brasília (9) Bucks (3) Bulls (25) Cavaliers (11) Celtics (19) Clippers (11) demétrius ferraciú (1) Entrevista (2) Eurobasket (13) Euroliga (34) FIBA (102) Flamengo (25) Franca (9) Grizzlies (5) Hawks (12) Heat (31) Hornets (11) Jazz (4) Joinville (5) Kings (8) Knicks (16) Lakers (50) LBF (2) Liga ACB (11) Liga Sorocabana (4) Limeira (6) locaute (51) Londres 2012 (4) Magic (22) Mavericks (36) Minas (4) mogi das cruzes (1) NBA (287) NBB (40) Nets (9) Nuggets (19) Opinião (1) Pacers (9) Paulistano (5) Pinheiros (12) Pistons (13) Playoffs (2) Pré-Olímpico (42) Raptors (12) Resultados (22) Rio Claro (1) Rockets (14) São José (3) Seleção Brasileira (55) Sixers (6) Spurs (20) Suns (9) Temporada (42) Thunder (16) Tijuca (1) Timberwolves (12) Transações (6) Uberlândia (7) Vila Velha (6) Vitória (4) Warriors (5) Wizards (5)

Jogadores recusam ultimato e temporada da NBA pode ser cancelada

O clima de tensão está cada vez mais presente na NBA. Os sindicato dos jogadores decidiu não aceitar a última oferta feita pelos dirigentes para a construção de um novo acordo coletivo de trabalho. Com a falta de acerto, a possibilidade de cancelamento da temporada 2011/12 do basquete norte-americano é cada vez mais latente.

Após uma reunião em que apresentou aos jogadores a proposta que David Stern, comissário oficial da liga, chegou a chamar de derradeira, o sindicato dos atletas chegou a uma decisão que pode resultar no cancelamento de toda a temporada 2011/12. Billy Hunter, um dos representantes dos jogadores, afirmou em entrevista ao site norte-americano ESPN que "o sindicato não está preparado pra aceitar esta oferta".

A decisão foi anunciada por Derek Fisher, presidente do sindicato, em uma entrevista coletiva. O jogador do Los Angeles Lakers estava ao lado de alguns dos principais nomes do campeonato como Kobe Bryant e Carmelo Anthony. O representante dos atletas afirmou que a decisão aconteceu de forma unânime.

Hunter afirmou entender as consequências dessa postura, mas disse que considera a proposta da liga como "um negócio extremamente injusto". Na última semana, o sindicato dos jogadores recebeu de forma oficial uma proposta onde a divisão de faturamento seria igual entre os dirigentes e os jogadores.

Derek Fisher seguiu a postura de Hunter: "esta é a melhor decisão para os jogadores", disse. "Todos temos coisas em jogo, mas sabemos que isso é importante. Não é só por nós, mas por todos os jogadores que virão na próxima década".

A decisão já chegou aos ouvidos de Stern. Em entrevista a um programa de televisão da ESPN norte-americana, o dirigente afirmou estar "triste", considerar a situação "uma tragédia" e falou que os jogadores "estão procurando a auto-destruição". O cartola ainda disse que com essa postura dos atletas, a disputa da próxima temporada fica realmente ameaçada.

A NBA está com todas as atividades suspensas desde o primeiro dia de julho, data do final do último acordo de dez anos. Desde então, inúmeras reuniões já foram realizadas e a aproximação parece cada vez mais distantes. A temporada 2011/12 tinha data prevista para começar no dia um de novembro. Contudo, a falta de acordo resultou no cancelamento de todas as partidas do mês.