Após uma reunião em que apresentou aos jogadores a proposta que David Stern, comissário oficial da liga, chegou a chamar de derradeira, o sindicato dos atletas chegou a uma decisão que pode resultar no cancelamento de toda a temporada 2011/12. Billy Hunter, um dos representantes dos jogadores, afirmou em entrevista ao site norte-americano ESPN que "o sindicato não está preparado pra aceitar esta oferta".
A decisão foi anunciada por Derek Fisher, presidente do sindicato, em uma entrevista coletiva. O jogador do Los Angeles Lakers estava ao lado de alguns dos principais nomes do campeonato como Kobe Bryant e Carmelo Anthony. O representante dos atletas afirmou que a decisão aconteceu de forma unânime.
Hunter afirmou entender as consequências dessa postura, mas disse que considera a proposta da liga como "um negócio extremamente injusto". Na última semana, o sindicato dos jogadores recebeu de forma oficial uma proposta onde a divisão de faturamento seria igual entre os dirigentes e os jogadores.
Derek Fisher seguiu a postura de Hunter: "esta é a melhor decisão para os jogadores", disse. "Todos temos coisas em jogo, mas sabemos que isso é importante. Não é só por nós, mas por todos os jogadores que virão na próxima década".
A decisão já chegou aos ouvidos de Stern. Em entrevista a um programa de televisão da ESPN norte-americana, o dirigente afirmou estar "triste", considerar a situação "uma tragédia" e falou que os jogadores "estão procurando a auto-destruição". O cartola ainda disse que com essa postura dos atletas, a disputa da próxima temporada fica realmente ameaçada.
A NBA está com todas as atividades suspensas desde o primeiro dia de julho, data do final do último acordo de dez anos. Desde então, inúmeras reuniões já foram realizadas e a aproximação parece cada vez mais distantes. A temporada 2011/12 tinha data prevista para começar no dia um de novembro. Contudo, a falta de acordo resultou no cancelamento de todas as partidas do mês.