Quem pode parar CSKA e Barcelona na Euroliga. Até o momento ninguém o fez. As duas equipes tiveram encontros bastante complicados na quarta rodada da competição europeia, mas saíram de quadra novamente com a vitória. Assim, tanto os russos quanto os espanhois seguem invictos no torneio.
Mesmo jogando na Grécia, o CSKA mostrou por que é um dos favoritos ao título. Diante do atual campeão, o time russo se impôs e venceu a quarta seguida na temporada. O time de Andrei Kirilenko e Nenad Krstic conseguiu a quarta vitória seguida e acabou com a invencibilidade do rival.
Quem também venceu a quarta seguida foi o Barcelona. O time catalão fez o duelo de líderes do Grupo D contra o Montepaschi Siena. Jogando em casa, o time do brasileiro Marcelinho Huertas (sete pontos e nove assistências) dominou e quebrou a invencibilidade do rival.
Se a rodada foi boa para o Barcelona, o mesmo não se pode dizer do maior rival da equipe catalã. O Real Madrid perdeu para o Partizan e amargou o segundo revés seguido. Quem aproveitou foi o Maccabi Tel Aviv que agora lidera o grupo C.
Outro espanhol que perdeu foi o Caja Labroal. A derrota para o Nancy foi a primeira do time basco no torneio. Contudo, a equipe segue na liderança do Grupo A.
Confira os destaques da rodada
GRUPO A
RESULTADOS
Bennet Cantu 64-63 Olympiacos
Bizkaia Bilbao 70-73 Ulker Fenerbahce
Nancy 90-85 Caja Laboral
SITUAÇÃO
O Caja Laboral não é mais um dos poucos invictos desta temporada na Euroliga. O tradicional time espanhol conheceu a sua primeira derrota na competição. A equipe viajou até a França e acabou superada pelo Nancy por 90 a 85. Nicolas Batum foi o grande responsável pela vitória dos franceses.
Apesar da derrota, o Caja Laboral segue na ponta do grupo A. No entanto, o time espanhol agora tem a companhia do Bennet Cantu. Em casa, time italiano venceu o Olympiacos em partida bastante equilibrada para chegar à sua terceira vitória após quatro partidas. O Nancy vem logo abaixo com dois triunfos.
Quem completa a zona de classificação é o Fenerbahce. O time turco surpreendeu e bateu o Bizkaia Bilbao mesmo jogando na Espanha. Com isso, a equipe roubou a quarta colocação do rival. O Olympiacos é o lanterna.
DESTAQUE
Nicolas Batum: Nicolas Batum foi o destaque não apenas do Grupo A. O jogador que ainda pertence ao Portland Trail Blazers anotou 21 pontos e pegou nove rebotes para comandar a vitória do Nancy sobre o Caja Labora. O desempenho fez o ala ser eleito pela segunda vez na temporada o melhor da rodada.
GRUPO B
RESULTADOS
Unicaja 99-85 KK Zagreb
Zalgiris 81-70 Brose Baskets
Panathinaikos 76-78 CSKA
SITUAÇÃO
O jogo mais esperado do Grupo B aconteceu nesta quarta-rodada. Invicto até então, o atual campeão Panathinaikos recebeu o CSKA. Mesmo jogando na Grécia, foram os russos que levaram a melhor. Com boa atuação coletiva, o CSKA fez 78 a 76 na equipe grega para conquistar sua quarta vitória na competição.
Agora, o CSKA lidera a chave de forma isolada. O Panathinaikos conheceu seu primeiro revés e divide a segunda colocação com o Unicaja que, em casa, venceu o KK Zagreb. Tanto os gregos quanto os espanhois somam três vitórias e uma derrota.
Na briga pela quarta vaga, o Zalgiris recebeu o Brose Baskets obteve sua primeira vitória. As equipes dividem a quarta colocação com apenas um triunfo em quatro jogos. O KK Zagreb ainda não venceu.
DESTAQUE
Ramunas Siskauskas: Nem Nenad Krstic e nem Andrei Kirilenko. O grande nome da importante vitória do CSKA sobre o Panthinaikos foi Ramunas Siskauskas. O jogador foi o cestinha da equipe ao colaborar com 14 pontos.
GRUPO C
RESULTADOS
Anadolu Efes 72-79 Maccabi Tel Aviv
Belgacom 76-81 EA7 Armani
Partizan 80-79 Real Madrid
SITUAÇÃO
O Maccabi Tel Aviv está na ponta da tabela do grupo C. Após a derrota na estreia, os vice-campeões da temporada passada já estão recuperados. O triunfo jogando fora de casa contra o Anadolu Efes por 72 a 79 foi o terceiro consecutivo do time de Israel no atual campeonato.
Contudo, para chegar ao topo, o time israelense contou com uma ajudinha de seu principal rival na briga pela ponta. O Real Madrid voltou a perder. Desta vez para o Partizan da Sérvia. Com o revés, a equipe da capital espanhola caiu para a segunda colocação, onde há um equilibrio: além dos "Merengues", Anadolu Efes, EA7 Armani (que venceu o Belgacom) e o próprio Partizan somam duas vitórias em quatro jogos.
DESTAQUE
Jordan Farmar: Foi mais uma vez o principal foco ofensivo do Maccabi Tel Aviv. O armador que ainda tem contrato com o New Jersey Nets foi o cestinha da equipe israelense ao anotar 18 pontos contra o Anadolu Efes.
GRUPO D
RESULTADOS
Asseco Prokom 68-72 Unics
U. Olimpija 70-79 Galatasaray
Barcelona 92-75 Montepaschi Siena
SITUAÇÃO
Assim como o grupo B, o grupo D teve o seu jogo mais aguardado nesta quarta rodada. Barcelona e Montepaschi Siena entraram em quadra invictos. O time catalão fez valer o fator casa, dominou o rival e venceu por 92 a 75 para assumir a liderança da chave de maneira isolada.
Apesar do revés, o Siena segue polarizando a disputa com o Barcelona. Mesmo derrotado, o time italiano segue sozinho na segunda colocação. Logo abaixo aparece o Galatasaray. Com o triunfo sobre o Union Olimpija, os turcos chegaram à terceira colocação com aproveitamento de 50%.
O Unics da Rússia completa a zona de classificação. Com a vitória diante do Asseco Prokom, o time russo assumiu a quarta colocação. Se a competição terminasse hoje, o Asseco e o Union Olimpija estariam eliminados.
DESTAQUE
Chuck Edison: Chuck Edison voltou a surpreender. O jogador foi o cestinha do Barcelona na boa vitória contra o Siena. Edison superou o brasileiro Marcelinho Huertas (sete pontos e nove assistências) e Juan Carlos Navarro ao marcar 22 pontos.